terça-feira, 2 de outubro de 2012

José, Pedro e Mateus

o aquário dos meus sonhos


Ei meninos, como vocês estão?

Eu estou morrendo de saudades. Sabiam que esta palavra, saudade, não existe em italiano? E dizem que em nenhuma outra língua. Só em português. Eu bem que tento explicar o que quer dizer, mas a palavra mais perto que os italianos conhecem é melancolia, que para mim é muito triste. Não serve. A saudade que eu sinto de vocês é alegre. Muito alegre. Vocês têm alguma sugestão de como eu posso explicar pra eles?

José, estava doida pra te contar que fui a Pisa. Mas não fui tão animada como você não. Não subi na torre. Como é lá em cima? Vale a pena? Além da canseira da subida, ainda tinha uma fila. Acabei desistindo.

Bom estou escrevendo para vocês para contar de um lugar muito massa que fui ontem e que pensei demais em vocês. Fica em Gênova. Um aquário. Pra dizer a verdade, um super e incrível aquário. Nem sei por onde começar. Mas é mais ou menos assim:

Do lado de fora tinha um imenso navio velho, como dos Piratas do Caribe , Gênova é a cidade de Cristovão Colombo, e tem um dos portos mais importantes da história. Depois o visitante entra numa enorme construção que vai se estendendo sobre o mar. Logo no começo tem uns aquários gigantes, primeiro só com tubarão, depois só com leão marinho, outro só com golfinho. E você olha de frente para aqueles peixes enormes. Eles parecem que dançam. Teve uma garota que estava sentada esperando para ver os tubarões e, de repente, quando veio um, ela levou tanto susto que deu um baita grito. Foi muito engraçado, porque não tem perigo nenhum, mas você fica muito pertinho deles. Até aquele tubarão com uma serra eu vi.

Depois tem uns aquários menores, com peixes de todas as cores, desenhos, formatos. Tinha um que parecia um desenho de um labirinto, lindo demais. Não tem nem como descrever, precisa ver!

Má, tinha um só de peixes do Procurando Nemo. Minha cara, né? Aquele tanto de peixe palhaço, abanando a cauda nas vegetações do mar. Preciso dizer que fiquei com vontade de ver pela vigésima vez o filme. Quando eu for aí em Indaiá vamos assistir? Por favor! A Dori era linda.

Tinha uma parte dedicada só aos seres da água dos rios da amazônia. Piranha, jacaré, pacu. Descobri uma coisa incrível. O jacaré bota o ovo e a temperatura aonde aquele ovo ficar, vai determinar se é macho ou fêmea. Vocês já tinham ouvido isso? Eu não.

Numa outra parte tinha uma estufa para imitar um clima tropical, era um local dedicado às borboletas e beija-flores. Esta parte era meio sem graça. Na fazenda tem mais variedades do que eu vi aqui. E descobri outra coisa: Beija-Flor só tem na América. Já pensaram que triste a vida sem conhecer o passarinho mais espalhafatoso que existe? O único que fica parado no ar.

Outra coisa linda e impressionante eram as águas vivas ou medusas. Tinha um aquário para cada fase de desenvolvimento delas. Começava bem pequeno, quase não dava pra ver. Depois um pouco maior, um pouco mais e depois já grande, uma parte brilhando e outra transparente. Maravilhoso. Será que pode ter um aquário em casa só com água viva?

Tem muita coisa linda neste lugar, eu não teria palavras para contar tudo. Fiquei pensando que preciso voltar uma outra vez. Vocês vêm junto? Que tal?

tem esta piscina cheia de arraias que você pode passar a mão, elas vêm pertinho...


7 comentários:

  1. Teresa,não estou muito afim de conversar mas da torre de cima e bem alto da para ver um monte de coisas e la perto tem um restaurante indiano muito gostoso devia ter ido la!!!Eu tenho o filme Nemo a gente pode ver sim mas eu posso dormir no meio do filme?

    SAUDADE EM INGLES É HOMESICKNESS TA? VEM ZOAR DO INGLES EM OUTRO LUGAR TA!?

    JOSÉ

    ResponderExcluir
  2. José porque vc não me disse antes desse restaurante?!!!! Tô doida pra comer comida indiana! Vc sabe outro em Roma? Ou em Florença?

    Num sabia essa de homesickness...mas nesse caso só vale saudade de casa não? e saudade de uma pessoa? homesickness by josé...saudade do josé ou da casa do josé? rsrs

    beijo,

    Teresa

    ResponderExcluir
  3. Olha quando você voltar a gente podia fazer alguma coisa. O que você quer: assistir um filme, ir a um restaurante, fazer um happyhour ou ficar lendo? Olha isso e tudo o que eu posso oferecer ta?

    ResponderExcluir
  4. Olha quando você voltar a gente podia fazer alguma coisa. O que você quer: assistir um filme, ir a um restaurante, fazer um happyhour ou ficar lendo? Olha isso e tudo o que eu posso oferecer ta?

    ResponderExcluir
  5. Adorei as opções. Podemos fazer um pouquinho de cada? Posso ler Calvin? Por favor!!! Sabia que já fui até numa livraria e fiquei lendo Calvin em italiano? Mas era muito caro e eu não comprei...mas no geral os livros aqui são super baratos. Vc ia adorar!

    Fazemos assim: comemos (o que vc sugere?, assistimos um filme (nemo), depois se não dormimos lemos, ou no outro dia de manhã...

    beijo, já tô sonhando com a volta!

    ResponderExcluir
  6. Eu tive o mesmo sentimento em paris, mas acabei subindo, é lindo, mas uma vez já ta bom! a fila desanima total. nao me arrependeria de ter dado meia volta (volver!!!)

    ResponderExcluir